Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: segunda mai 16, 2022 5:02 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Faca primitiva para Bushcraft.
MensagemEnviado: quarta dez 27, 2017 9:03 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Faca do mato
Olá companheiros do mato!
Venho partilhar o meu novo vídeo do canal, uma experiência que fiz com a construção de uma faca utilizando uma técnica primitiva com o recurso ao chumbo fundido para fixar a lâmina no osso!
O resultado final não é muito satisfatório dado ao peso do cabo por causa do chumbo mas gostei da experiência! A faca é somente para adicionar à minha coleção, ficou com 350g otima para abrir cocos eh.. eh.. eh..

Espero que gostem e cliquem gosto para ajudar o canal!

Saudações mateiras :D

https://www.youtube.com/watch?v=uYrcVj0Hoss

Assunto da Mensagem: Re: Faca primitiva para Bushcraft.
MensagemEnviado: quinta dez 28, 2017 6:24 am 

Registado: segunda nov 27, 2017 12:13 pm
Faca preferida:: Bravo 1
Achei a técnica interessante mas o chumbo não é mole para ser usado como fixador? Aguenta umas porradas?

Like no vídeo! :)

Abs!

MensagemEnviado: quinta dez 28, 2017 1:10 pm 

[quote="betodebem"]Achei a técnica interessante mas o chumbo não é mole para ser usado como fixador? Aguenta umas porradas?
Olá amigo! Respondendo às suas perguntas, o chumbo da forma como ficou até mantém boa firmeza porque foi aplicado em estado líquido e moldou ao espaço existente! As ações mecânicas que o chumbo vai ser sujeito são poucas porque tem o osso a proteger! A única desvantagem desta minha experiência é mesmo o peso do chumbo, no qual poderia melhorar essa questão utilizando um osso mais justo ao cabo reduzindo a grossura do mesmo! O chumbo teve muitas aplicações noutros tempos, serviu para chumbar ferragens nas paredes podem ver em certas construções antigas as portas fixas com chumbo, as canalizações também eram soldadas com chumbo com recurso a uma fonte de calor, até na medicina dentária usavam essa técnica, por isso hoje em dia se diz " chumbar o dente"! Mais recentemente este metal perdeu uso porque chegaram à conclusão que tem propriedades cancerígenas, por isso as canalizações de tubo galvanizado foram proibidas por conterem chumbo na sua composição!
As únicas aplicações que hoje em dia utilizam o chumbo são no revestimento das câmaras de raio x dos centros hospitalares que tem a capacidade de isolar essas radiações, também é usado nas munições e situações onde é necessário aplicar pesos. As vantagens deste metal é anticorrosivo e fácilmente moldável! Peço desculpa pelo texto longo, agradeço o seu comentário e o "like" no vídeo! Abraço.

MensagemEnviado: quinta dez 28, 2017 10:57 pm 

Registado: quarta jul 29, 2015 4:26 pm
A ideia de de verter chumbo para fixar a lâmina, é interessante, no entanto não se terá sido boa ideia porque a temperatura de fusão do chumbo (cerca de 330ºC) é elevada e pode ter danificado a tempera do aço. O uso do chumbo pode ter outras consequências por causa a sua toxicidade (não provoca cancro, mas sim envenenamento). O uso de estanho, teria sido seguro por causa da menor temperatura temperatura de fusão e menor toxicidade.

MensagemEnviado: sexta dez 29, 2017 12:35 am 

ruipereira Escreveu:
A ideia de de verter chumbo para fixar a lâmina, é interessante, no entanto não se terá sido boa ideia porque a temperatura de fusão do chumbo (cerca de 330ºC) é elevada e pode ter danificado a tempera do aço. O uso do chumbo pode ter outras consequências por causa a sua toxicidade (não provoca cancro, mas sim envenenamento). O uso de estanho, teria sido seguro por causa da menor temperatura temperatura de fusão e menor toxicidade.

Olá Rui!
Relativamente à tempera do aço, a lâmina só foi sujeita à temperatura na parte do cabo e para destemperar era necessário mais calor, seria muito difícil isso acontecer com uma fogueira ao ar livre com temperaturas exteriores a rondar os 10º naquele dia! Eu também gostava mais de usar o estanho mas só tinha 200 g desse metal, que era um peso já calibrado que fiz para a pesca no mar mas nunca cheguei a usar, por isso optei pelo chumbo porque tinha maior quantidade para aplicar!
Na questão da toxidade como é uma faca em aço carbono e como apresenta alguma corrosão, não vou usar em alimentos, vai servir somente para executar trabalhos manuais ou fazer companhia às outras facas que já fiz! Na próxima vez, talvez use o estanho e vou procurar um osso que se ajuste melhor à lâmina ou fazer um molde em madeira com a configuração do cabo :)

Bem haja pelo comentário, abraço!

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008